quinta-feira, 10 de maio de 2012

Jan Svankmajer: O rei do Stop-Motion


Gosta de curtas animados em Stop-Motion com aquele bom e velho extremismo crítico e sarcástico?! Então você precisa conhecer e apreciar o trabalho incrível do cineasta tcheco Jan Svankmajer!


  O cara é um gênio da crítica social exibicionista. Desde a sua juventude, Jan já demonstrava um talento nato no manuseio com fantoches; estudou na Escola de Artes aplicada em Praga e é casado com uma famosa pintora surrealista da República TchecaEva Svankmajerová. Eva foi a sua maior influência para o início de seus trabalhos em Stop-Motion.

  Cenários sombrios, alimentos e objetos ganhando vida e o legítimo "soco na face da cegueira", são características primordiais de seu trabalhos cinematográficos. Sua filmografia é composta por 20 curtas e 6 longa-metragens. Entre seus filmes mais famosos estão os clássicos "Fausto" e "Alice".

 Sua forma fílmica nos traz lembranças dos antigos filmes e curtas dirigidos por Tim Burton, porém, poucos sabem que Jan foi quem influenciou e inspirou cineastas renomados como Terry Gilliam e até mesmo o próprio Burton. Portanto, não há como falar de Stop-Motion com animações e mensagens geniais sem citar o real pioneiro do ramo. 

Para dar um gostinho do ótimo trabalho do cineasta Jan Svankmajer, selecionamos dois ótimos curta-metragens com doses exageradamente certas de crítica e indignação: 


Food (1992): O curta demonstra a fome exaltada e consumista por ganância e egoísmo tanto pela burguesia quanto pela prole. Com direito a café da manhã, almoço e jantar. Simplesmente sensacional a ideia e intenção do cineasta tcheco.


Jogos Viris (1988): Uma crítica voraz e sarcástica ao velho e cômodo hábito do telespectador de jogos de futebol. Deixo a interpretação e a definição dos pontos de vista tirados desse intrigante curta com vocês.





Por Luca gebara

Um comentário:

  1. Sensacional! Adorei conhecer o trabalho dele, mesmo! Um dia ainda faço eu mesma um Stop-Motion huahau

    ResponderExcluir